ATENÇÃO!

    Este website fornece recursos e informações complementares destinadas a apoiar a tua preparação para os Exames Nacionais. No entanto, é imperativo que utilizes esta plataforma como um recurso adicional, complementando sempre a tua pesquisa com documentos oficiais fornecidos pelo IAVE.

    InícioPortuguês e Estudo do Meio (25)

    Português e Estudo do Meio (25)

    Ano:

    2.º ano

    Código:

    25

    Online?

    Sim

    Aspetos gerais

    No 2.º ano de escolaridade realizam-se as provas seguintes: Português e Estudo do Meio (25), Matemática e Estudo do Meio (26), Educação Artística (27) e Educação Física (28).

    As provas de aferição visam:

    • acompanhar o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas;
    • fornecer informações detalhadas às escolas, aos professores, aos encarregados de educação e aos alunos sobre o desempenho destes últimos;
    • potenciar uma intervenção pedagógica atempada, dirigida às dificuldades específicas de cada aluno.

    As instruções de realização das provas e os materiais necessários serão divulgados antecipadamente no sítio do IAVE.

    Durante o primeiro trimestre de 2024, serão fornecidas informações específicas relativamente ao material requerido e ao modo de realização das provas.

    Os desempenhos de cada aluno são classificados através de códigos. Estes códigos correspondem a níveis de desempenho diferenciados.

    A descrição do desempenho de cada aluno nas diferentes provas é apresentada num relatório individual (Relatório Individual da Prova de Aferição – RIPA). Os relatórios individuais (RIPA), que contêm informação de natureza qualitativa, são disponibilizados às escolas, as quais devem assegurar a sua divulgação junto dos alunos e dos respetivos encarregados de educação e dos professores.

    As escolas têm ainda acesso a um relatório contendo informação de natureza qualitativa e quantitativa (Relatório de Escola da Prova de Aferição – REPA), que caracteriza o desempenho do conjunto de alunos de cada turma, de cada escola ou de cada agrupamento.

    Os RIPA e o REPA permitem uma reflexão individual e coletiva sobre a concretização dos objetivos de aprendizagem e podem fundamentar tomadas de decisão que contribuam para a melhoria das práticas pedagógicas e das aprendizagens.

    As provas de Educação Artística (27) e de Educação Física (28) são realizadas no contexto do grupo-turma e são constituídas por tarefas que requerem um desempenho prático em situações de participação individual, em pares ou em grupo. A avaliação do desempenho dos alunos é feita fundamentalmente através da observação direta.

    Caracterização das provas

    As provas de aferição têm por referência o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e ainda os documentos curriculares seguintes:

    Todas as provas avaliam áreas de competências do PASEO e aprendizagens desenvolvidas nos domínios/temas/áreas que constam no quadro de caracterização.

    As provas podem mobilizar aprendizagens do ano de escolaridade anterior e refletem uma visão integradora dos diferentes domínios/temas/áreas.

    O quadro seguinte apresenta o objeto de avaliação e a modalidade/estrutura e duração de cada uma das provas.

    Caracterização das Provas de Aferição do 2.º ano de escolaridade

    ProvaObjeto de avaliaçãoDuração/Modalidade de avaliação*
    Áreas de competências do PASEO[1]Domínios/Temas/Áreas
    Português e Estudo do Meio (25)Linguagens e textos Pensamento crítico e pensamento criativoOralidade (compreensão)As provas têm a duração de 90 minutos, repartidos em dois períodos de 45 minutos, com um intervalo de 20 minutos. No caso da prova de Português e Estudo do Meio (25), o domínio da Oralidade (compreensão) é avaliado no início da prova.
    Leitura
    Educação Literária
    Gramática
    Escrita
     Estudo do MeioLinguagens e textos Pensamento crítico e pensamento criativo Bem-estar, saúde e ambiente Saber científico, técnico e tecnológicoSociedade
    Natureza
     Tecnologia
    Sociedade/Natureza/Tecnologia
    Matemática e Estudo do Meio (26)Linguagens e textos Raciocínio e resolução de problemas Pensamento crítico e pensamento criativoNúmeros
    Álgebra
    Dados
    Geometria e Medida

    * Quando aplicável                                                                                                                                 (continua)

    (continuação)

    ProvaObjeto de avaliaçãoModalidade/Estrutura e Duração
    Áreas de competências do PASEO[2]Domínios/Temas/Áreas
    Educação Artística (27) Música, Expressão Dramática/ Teatro, Dança, Artes VisuaisLinguagens e textos Pensamento crítico e pensamento criativo Sensibilidade estética e artísticaApropriação e Reflexão Interpretação e Comunicação Experimentação e CriaçãoA prova é constituída por um conjunto de tarefas e é organizada em duas partes. A prova tem a duração de 135 minutos, repartidos em dois períodos, com um intervalo de, pelo menos,  30 minutos.
    Educação Física (28)Raciocínio e resolução de problemas Relacionamento interpessoal Desenvolvimento pessoal e autonomia Consciência e domínio do corpoÁrea das atividades físicas: ‒ Perícias e manipulações ‒ Deslocamentos e equilíbrios ‒ JogosA prova é constituída por um conjunto de tarefas organizadas em percurso, em concurso e em situação de jogo. A prova tem a duração prevista de, pelo menos, 60 minutos, terminando quando forem avaliados os desempenhos de todos os alunos. O tempo de preparação dos materiais, de ativação geral e de experimentação das tarefas não está incluído no tempo de prova.

    [1] As áreas de competências do PASEO são avaliadas por inferência, a partir do desempenho dos alunos no conjunto dos itens/tarefas da prova. Assim, em cada prova serão avaliadas principalmente as áreas de competências referidas no quadro.

    [2] As áreas de competências do PASEO são avaliadas por inferência, a partir do desempenho dos alunos no conjunto dos itens/tarefas da prova. Assim, em cada prova serão avaliadas principalmente as áreas de competências referidas no quadro.

    Enunciados

    Visita a
    Comunidade.

    Junta-te à nossa comunidade interativa, onde compartilhamos experiências, respondemos dúvidas e oferecemos apoio mútuo. Aqui, todos são bem-vindos para discutir estratégias de estudo, compartilhar dicas valiosas e criar laços educacionais duradouros.

    Outras disciplinas.