ATENÇÃO!

    Este website fornece recursos e informações complementares destinadas a apoiar a tua preparação para os Exames Nacionais. No entanto, é imperativo que utilizes esta plataforma como um recurso adicional, complementando sempre a tua pesquisa com documentos oficiais fornecidos pelo IAVE.

    InícioMatemática e Ciências Naturais (58)

    Matemática e Ciências Naturais (58)

    Ano:

    5.º ano

    Código:

    58

    Online?

    Sim

    Aspetos gerais

    No 5.º ano de escolaridade realizam-se as provas seguintes: Educação Musical (54) e Matemática e Ciências Naturais (58).

    As provas de aferição visam:

    • acompanhar o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas;
    • fornecer informações detalhadas às escolas, aos professores, aos encarregados de educação e aos alunos sobre o desempenho destes últimos;
    • potenciar uma intervenção pedagógica atempada, dirigida às dificuldades específicas de cada aluno.

    As instruções de realização das provas e os materiais necessários serão divulgados antecipadamente no sítio do IAVE.

    Durante o primeiro trimestre de 2024, serão fornecidas informações específicas relativamente ao material requerido e ao modo de realização das provas.

    Os desempenhos de cada aluno são classificados através de códigos. Estes códigos correspondem a níveis de desempenho diferenciados.

    A descrição do desempenho de cada aluno nas diferentes provas é apresentada num relatório individual (Relatório Individual da Prova de Aferição – RIPA). Os relatórios individuais (RIPA), que contêm informação de natureza qualitativa, são disponibilizados às escolas, as quais devem assegurar a sua divulgação junto dos alunos e dos respetivos encarregados de educação e dos professores.

    As escolas têm ainda acesso a um relatório contendo informação de natureza qualitativa e quantitativa (Relatório de Escola da Prova de Aferição – REPA), que caracteriza o desempenho do conjunto de alunos de cada turma, de cada escola ou de cada agrupamento.

    Os RIPA e o REPA permitem uma reflexão individual e coletiva sobre a concretização dos objetivos de aprendizagem e podem fundamentar tomadas de decisão que contribuam para a melhoria das práticas pedagógicas e das aprendizagens.

    A prova de Educação Musical (54) é realizada no contexto do grupo-turma e é constituída por tarefas que requerem um desempenho prático em situações de participação individual, em pares ou em grupo. A avaliação do desempenho dos alunos é feita fundamentalmente através da observação direta.

    Caracterização das provas

    As provas de aferição têm por referência o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e ainda os documentos curriculares seguintes:

    –  Aprendizagens Essenciais de Matemática e Aprendizagens Essenciais de Ciências Naturais (58); – Aprendizagens Essenciais de Educação Musical (54).

    Todas as provas avaliam áreas de competências do PASEO e aprendizagens desenvolvidas nos domínios/temas que constam no quadro de caracterização.

    As provas podem mobilizar aprendizagens de anos de escolaridade anteriores e refletem uma visão integradora dos diferentes domínios/temas.

    O quadro seguinte apresenta o objeto de avaliação e a modalidade/estrutura e duração de cada uma das provas.

    Caracterização das Provas de Aferição do 5.º ano de escolaridade

    ProvaObjeto de avaliaçãoDuração/Modalidade de avaliação*
    Áreas de competências do PASEO1Domínios/Temas
    Educação Musical (54)Sensibilidade estética e artística Consciência e domínio do corpo Saber científico, técnico e tecnológicoInterpretação e Comunicação Experimentação e Criação Apropriação e ReflexãoA prova tem a duração prevista de, pelo menos, 90 minutos, terminando quando forem avaliados os desempenhos de todos os alunos. A prova é constituída por um conjunto de tarefas.
    Matemática e Ciências Naturais (58)Linguagens e textos Raciocínio e resolução de problemas Pensamento crítico e pensamento criativo Saber científico, técnico e tecnológicoNúmerosA prova tem a duração de 90 minutos.
    Álgebra
    Dados
    Geometria
    A água, o ar, as rochas e o solo ‒ Materiais terrestres
    Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio
    Unidade na diversidade de seres vivos

    * Quando aplicável

    1  As áreas de competências do PASEO são avaliadas por inferência, a partir do desempenho dos alunos no conjunto dos itens/tarefas da prova.Assim, em cada prova serão avaliadas principalmente as áreas de competências referidas no quadro.

    Enunciados

    Visita a
    Comunidade.

    Junta-te à nossa comunidade interativa, onde compartilhamos experiências, respondemos dúvidas e oferecemos apoio mútuo. Aqui, todos são bem-vindos para discutir estratégias de estudo, compartilhar dicas valiosas e criar laços educacionais duradouros.

    Outras disciplinas.