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    Francês (517)

    Ano:

    11.º ano

    Código:

    517

    Online?

    Experimental

    O presente documento divulga informação relativa às provas de exame final nacional do ensino secundário das disciplinas de línguas estrangeiras – Alemão; Espanhol; Francês; Inglês; Mandarim e Italiano –, a realizar em 2024, nomeadamente:

    • Objeto de avaliação
    • Caracterização das provas
    • Duração

    Os critérios gerais de classificação serão publicados antes da realização das provas, em simultâneo com as instruções de realização.

    Objeto de avaliação

    As provas têm por referência o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as respetivas áreas de competências, designadamente Linguagens e textos e Pensamento crítico e pensamento criativo, bem como as orientações presentes no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas QECR.

    As disciplinas de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano têm também por referência as Aprendizagens Essenciais (Alemão – 10.º e 11.º anos, Espanhol – Nível de Iniciação – 10.º e 11.º anos, Espanhol – Nível de Continuação – 10.º e 11.º anos, Francês – 10.º e 11.º anos, Inglês – 10.º e 11.º anos, Italiano – 10.º e 11.º anos).

    O exame final nacional de Mandarim tem por referência as Orientações Curriculares em vigor para a componente de formação específica dos 10.º e 11.º anos, aprovadas para a disciplina de Língua Estrangeira III – Mandarim – Nível de Iniciação.

    As provas destas disciplinas apresentam, de modo geral, opções semelhantes para a sua estrutura e centram-se nas competências comunicativa, intercultural e estratégica.

    Nas provas, são objeto de avaliação a compreensão do oral, o uso da língua, a leitura, a interação ou mediação e produção escritas, e a interação e produção orais.

    Caracterização das provas

    As provas são realizadas em dois momentos distintos. Num momento, são avaliados a compreensão do oral, o uso da língua, a leitura e a interação ou mediação e produção escritas (componente escrita das provas); no outro, avalia-se a interação e produção orais (componente oral das provas). Os itens têm como suporte estímulos orais, escritos e/ou visuais.

    Embora as provas incidam sobre as mesmas competências, salvaguardam-se algumas opções diferentes em função do nível de aprendizagem e das especificidades de cada língua, assim como das orientações dos respetivos documentos curriculares de referência.

    Na prova de Francês (517), opta-se pela ortografia proposta pela Reforma de 1990 na redação dos itens e nos suportes fornecidos. Contudo, nas respostas aos itens, podem ser apresentadas as duas grafias, conforme recomendação da Académie Française.

    Na prova de Inglês (550), opta-se pela variante britânica na redação dos itens. Contudo, nos suportes fornecidos e nas respostas aos itens, podem ser apresentadas outras variantes da língua inglesa.

    A componente escrita das provas inclui itens de seleção (por exemplo, escolha múltipla) e itens de construção (por exemplo, resposta restrita).

    As provas são cotadas para 200 pontos. A cotação distribui-se pelas competências a avaliar, considerando-se 160 pontos para a componente escrita e 40 pontos para a componente oral.

    Compreensão do oral

    Avalia-se o desempenho do examinando na compreensão do oral, tendo como suporte dois ou mais textos áudio.

    Uso da língua e leitura

    Avalia-se o desempenho do examinando no uso da língua em contexto e na leitura. Os itens referentes à leitura podem ter como suporte um ou mais textos, situando-se o número total aproximado de palavras [1] ou de caracteres [2] do(s) texto(s) nos intervalos apresentados no Quadro 1.

    Quadro 1 – Número total aproximado de palavras/caracteres dos textos

    LínguaNúmero de palavrasNúmero de caracteres
    Alemão (501)350-480
    Espanhol (547)400-540
    Italiano (849)
    Mandarim (848)250-350
    Francês (517)470-650
    Inglês (550)
    Espanhol (847)

    Interação ou mediação e produção escritas

    Avalia-se o desempenho do examinando em duas atividades de interação ou mediação e produção escritas. O número de palavras [3] ou de caracteres [4] a escrever é apresentado no Quadro 2.

    Quadro 2 – Número de palavras/caracteres a escrever

    LínguaAtividade 1Atividade 2
    Número de palavrasNúmero de caracteresNúmero de palavrasNúmero de caracteres
    Alemão (501)25-35mínimo 70
    Espanhol (547)30-40mínimo 100
    Italiano (849)
    Mandarim (848)25-35mínimo 70
    Francês (517)60-80mínimo 160
    Inglês (550)
    Espanhol (847)

    Interação e produção orais

    Avalia-se o desempenho do examinando em atividades de interação e produção orais, que se desenvolvem em três momentos, recorrendo-se a um guião que os interlocutores devem seguir.

    Duração

    Componente escrita

    A avaliação das competências que exigem o registo escrito das respostas tem a duração de 105 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos, sendo a compreensão do oral avaliada nos primeiros 20 minutos.

    Componente oral

    A avaliação da interação e da produção orais tem uma duração máxima de 15 minutos.


    [1] Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo  quando esta integre elementos ligados por hífen ou resultantes de uma contração com o uso de apóstrofo (ex.: /l’école/; /sac-poubelle/; /friendly-looking/; /it’s/). Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /1964/).

    [2] Aplica-se apenas à disciplina de Mandarim (848).

    [3] Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo  quando esta integre elementos ligados por hífen ou resultantes de uma contração com o uso de apóstrofo (ex.: /l’école/; /sac-poubelle/; /friendly-looking/; /it’s/). Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /1964/).

    [4] Aplica-se apenas à disciplina de Mandarim (848).

    Enunciados

    2023
    2022
    2021
    2020
    2019
    2018
    2017
    2016
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    2013

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